sábado, 27 de maio de 2017

Democracia! Que isso?





Em um Jornal de grande circulação do Vale do Paraíba se lia a seguinte manchete:

Representação de* perde por causa de candidatos trapalhões”

“Políticos com pouca chance concreta de vitória tiraram votos e possibilidades de eleição de lideranças da região”


Essa manchete é do dia 05/10/2010, três dias após as eleições. Lendo essa manchete o leitor pensa o quê? Que trapalhão segundo o Houaiss é: trapo grande; roupa muito gasta, suja e/ou rasgada; farrapo, andrajo; que ou o que anda esfarrapado, andrajoso. Ou que no mínimo esses candidatos de pouca expressão fazem partes de grupos de mambembes molambentos que tentaram entrar na política da região fazendo palhaçadas, e até mesmo subindo em caminhões gritando, pulando etc. Agindo como Dedé, Didi, Mussum e Zacarias, pois são os artistas trapalhões mais conhecido do povo.

No entanto, não é nada disso, basta abrir o jornal e ler a matéria. É uma manchete, como posso dizer: subjetivista e propensa à vitaliciedade, pois, para este jornal*, esses candidatos medalhões não poderiam ter concorrentes de fora do curral deles, tanto no Congresso Nacional, quanto na Assembleia Legislativa ( Alerj).

Esse Jornal* com a manchete subjetivada vai de encontro à democracia, pois, para ele, Benés, Josés e joães etc. não pode concorrer a um cargo político, pois, atrapalham os candidatos impostos pela elite para a região do Vale.




Kaka De Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário